31 outubro 2010

Atando uma Terrestrial

Pescar na superfície é bem mais emocionante. A mosca a seguir foi ensinada a mim pelo amigo Maurício Velho e achei legal compartilhar. Não sou nenhum atador como todos já sabem e verão, mas espero que possa demonstrar os passos de como atar uma terrestrial.


Step 1 - Passe o fio de atado na haste até próximo do gap do anzól 

 

Step 2 - Ate uma pena para hackle (fina e comprida) na altura do gap do anzól, onde parou o fio de atado no passo anterior e no sentido da curvatura do anzól. Feito isto, vire a pena no sentido contrário em direção ao olho do anzól e dê mais algumas voltas com o fio de atado. Passe cola para fixar bem.



Step 3 - O próximo passo é fixar o corpo de EVA. Aproveite a cola que usou na finalização do passo anterior e ate o EVA dando várias voltas com o fio de atado até que o corpo fique bem preso.



Step 4 - Ate as perninhas de borracha (traseiras) nas duas laterais da mosca.



Step 5 - Avance  fio de atado até o olho do anzól. Após faça o hackle embaixo do corpo de EVA até a altura o olho do anzól, prenda com o fio e passe cola.



Step 6 - Repita o passo 4 para fazer as patas dianteiras. Finalize com um nó entre o EVA e o olho o anzól de modo que fique escondido embaixo da cabeça da mosca. 



Step 7 - Dê a forma desejada à cauda e à cabeça da mosca. Passe cola em todos os pontos onde o fio de atado esteja exposto em cima e embaixo da mosca. Resine também estes pontos para maior durabilidade dos nós e da mosca. Cole um strike indicator e a mosca está pronta.