29 julho 2016

Pescaria top. E no Brasil. Dourados no vadeio!

Estivemos experimentando uma nova pescaria de dourado aqui no Brasil a convite de um amigo e operador do programa. e é um pouco desta experiência que compartilharei com vocês que assim como eu, gostam de uma pescaria de vadeio, especialmente se for atrás dos dourados.

O pano de fundo é um rio maravilhoso, com água cristalina e que proporciona uma pescaria muito técnica à exemplo da pesca realizada em busca das por vezes ariscas trutas. Com águas transparentes os dourados acabam ficando mais ariscos e toda aproximação e forma de pesca desenvolvida pela pescador é crucial para não espantar o peixe e pescar corretamente em cada ponto e assim maximizar as suas chances de capturar um exemplar. Nas piscinas das corredeiras pescava em deriva morta com streamers, fazendo a mosca nadar natural e suavemente nos locais onde os dourados poderiam estar, remansos e atrás de estruturas de pedras e madeiras, entre outros spots. Nos pontos mais fundos no final (ou nos imediatamente anteriores ao ínicio) das corredeiras, os arremessos são realizados de maneira a fazer a mosca nadar o máximo possível em cada canal. Casais de araras canindé e tucanos cruzam o rio e fazem sua algazarra nas margens, colorindo mais a pescaria.

Há bastante ação de peixes pequenos e médios o que faz com que a pescaria seja bastante ativa, com reais possibilidades de fisgar peixes maiores, entre 6 - 8 quilos. Coroando a pescaria com o verdadeiro trófeu. Nesta oportunidade dois amigos perderam bons exemplares e eu tive apenas uma seguida , além de visualizar outro dourado de bom porte lombeando na corredeira. Isso já mata o cara!

Sobre a operação, o esquema é muito bacana. Um camping com toda infra-estrutura, barracas individuais, colchão inflável, saco de dormir e toalha (que pode ser levada embora como recordação pelo pescador), além de todo apoio para alimentação, bebidas, etc. Não falta nada. Vale a pena conhecer. Mas, a pescaria em si é bastante exigente, andasse muito, dentro do rio e fora pelas margens para alcançar novos pontos sempre rio abaixo. O barco de apoio se destina a levar os itens de camping e alimentos. Poucas vezes prestasse para o transporte dos pescadores. Portanto, a dica é começar a caminhar dia sim, dia não, pelo menos uma hora e em terrenos irregulares, para chegar no rio com o preparo físico "um pouco mais em ordem" com a pescaria que será realizada. Não precisamos de wader, a temperatura da água é tropical, bastante apenas o uso de uma "segunda pele" sobre uma bermuda que já é suficiente. Botas de vadeio são fundamentais.

Sobre o custo da pescaria achei muito justo com base nos valores cobrados atualmente, considerando ainda, como se pesca, vadeando, a qualidade da água, dos pontos de pesca, da estrutura montada, da estratégia para pescar nos melhores pontos nos melhores horários dos dias de pescaria, a experiência dos guias de pesca com mosca, espeficiamente para pescaria de dourados vadeando (outra coisa, impossível comparar com a pescaria embracada) são diferenciais a se consierar pelo pescador. R$2800,00 (dois mil e oitocentos reais), sendo que são relativos a 3 (três) dias inteiros na água pescando. Inclui ainda, traslado de Belo Horizonte para cidade base da operação, permeite em pousada, traslados ida e volta para os pontos de entrada e saída do rio ao final da pescaria. Ainda, quarto de hotel para banhos e necessidades pessoais após a pescaria e antes de voltar para Belo Horizonte. Em Belo Horizonte ainda inclui a hospedagem em hotel próximo (15km / 15 quilometros) do Aeroporto, onde na manhã seguinte poderão os pescadores embarcar de volta para seus lares.

Resumindo, show de organização, show de natureza, show de pesca! Fez falta uma camera fotográfica à prova de água.

Algumas fotos: