04 novembro 2012

Mosca Branca e Dourados - Uma experiência

 
Pensou em Dourado, pensou em moscas basicamente grandes e volumosas de coloração predominantemente negra e detalhes - cabeça muddler, andino, ou collar - em cores vermelha, laranja ou amarela, ou o inverso disso, detalhes em negro e restante, quer-se dizer, a cauda, nos padrões coloridos mencionadas. Isso é a regra. 
 

Entretanto, em algumas situações (as quais para quem pesca frequentemente não é nenhuma novidade), como alterações climáticas, com entrada de frente fria, ou águas rasas e muito claras, a exceção, ou seja, moscas menores e claras, poderão lhe fazer a diferença e salvar o dia. Em certa pescaria, depois de alguns dias arrebentando nas negras, elas não funcionavam mais! Eu e o parceiro trocamos nossas escuras para moscas claras e tudo voltou à normalidade com muitas fisgadas de lindos dourados. Fica a dica, se puder ter algumas moscas claras (e também negras, por que não?!) em tamanhos menores, 8 a 10 cm, como deceivers tradicionais e os mudllers e andinos, ou outras criações, podes ter certeza de que não se arrependerá em dias mais manhosos.




19 setembro 2012

Baitfish


Estou renovando minha flybox de baitfishs, nos mais diversos materiais. Esse padrão de mosca não pode faltar na seleção campeã do pescador de peixe predador, como o robalo e o tucunaré,  por exemplo. Longe de querer ensinar, pretendo apenas passar algumas opinões que podem ajudar aos amigos que ainda não ataram ou cogitaram em tê-la na caixa.


Moscas atadas em materiais sintéticos ou somadas de  penas no papel da cauda, as moscas no padrão baitfish não somente são bonitinhas aos olhos do atador e do leigo, e principalmente do peixe, mas, quando bem atadadas, no que se refere à quantidade e aparo do material usado na confecção, e, depois, principalmente se pescada da forma correta, desde o arremesso nos pontos adequados, à ação imprimida  à isca de acordo com a disposição do peixe no dia, sem dúvda alguma trata-se de uma mosca que certamente atrairá predadores tais como traíra, black bass, tucunarés, tilapias, entre outros peixes de água doce, bem como uma infinidade de espécies marinhas, como robalos, anchovas, bicudas, timbales, xaréus, baby tarpons e tarpons, só para citar alguns. No mar as moscas tenderão mais para coloração branca na base com variações de verde limão, vermelho, laranja, azul para o topo, ou até mesmo pretas inteiras em outros casos. Na água doce tem que ter algumas em branco apenas, branco com vermelho, amarelo e verde limão (tons chartreuse das duas cores), pink, além de poder tentar imitar os forrageiros locais para uma investida match the hatch, porque não? Seria legal demais.Tamanho de anzól, marca, modelo, prefiro deixar ao critério, gosto, conhecimento, confiança, tipo de peixe que pesca e disponibilidade de gastos para com anzóis de pesca de cada um para que escolham o seu. Mas, se for dourado tem que ser no 600SP ou 811S ao menos.


Convém notar que há pescarias onde quanto menos brilho, melhor, assim, tem que ter material sem brilho também e se for gastar com esse tipo de material a prioridade é nessa ordem, na minha opinião. Já disse o que penso sobre o anzól, mas gosto para atar moscas genéricas do TMC #2, garante tucunaré de 3 kilos numa boa, por um lado, por outro é fino para uma mosca de bass ou de robalo, o que também é bom. Para moscas maiores o 1/0 e o 2/0 também gosto do 811S, mas para esses anzóis maiores prefiro outros tipos de streamers, materiais e montagens, considero ideal ter para caixa permamente, algumas atadas em #4, #2 e #1, 2 a 3 de cada tamanho e nas cores branca ou transparente, e branca com vermelho. Já supre bem toda necessidade para quando se tiver que dispor de um peixinho pegador de peixes predadores na ponta do tippet. Bons atados e pescarias. PS: este tipo de postagem é sinal que preciso pescar ...






09 setembro 2012

B.A.S.S.

 
Últimos finais de semana de inverno, peixe começando a pensar em acasalar, bastante letárgico e desinteressado por iscas. Junto com o Marcão e o Marco Aurélio fiz essa pescaria bastante detalhista e minimalista na fazenda do Marcão. Dava para ver o peixe dando pequenas mordidas na cauda da mosca com a maior tranquilidade sem vontade de abocanhar as worms e criaturas atadas com zonker. Pelo menos alguns estavam um pouco mais ativos e geraram algumas ações durante o seco dia de inverno.
 


 
 

 


02 setembro 2012

Tilápia nervosa ataca ninfa

Sábado fui numa dessas represas próximas de São Paulo com o Marcão e com o Maurício. Despois que o tempo firmou as tilápias e os tucunas apareceram mais próximos à superfície e nos raseiros e a pescaria foi quase que toda no visual. Deu para enganar uma delas e um tucuninha com uma ninfa atada com rabbit strip.  



21 julho 2012

Rod Co.

Em algumas viagens de pesca, grupos são montados e você, sua dupla e todos os outros participantes, entram no bonde aleatório do destino ...

Esse bonde poderá ter como consequência dias de prazer em companhia de pessoas agradáveis, simples e que apesar das particularidades de cada indívido, poderão ser  mais ou menos semelhantes a ti, na tranquilidade ou na loucura, na ansiedade ou na paciência, em tempo bom ou ruim, dando pesca ou não. Ou, poderá ser o expresso para inferno, e nesse tema, nem preciso comentar o que pode acontecer, já que as possibilidades são diversas e inimagináveis ...

E nesse bonde, particularmente, salvo a rara exceção de um hermano "Asshole" no lodge do Rio Secure, todos os outros envolvidos na operação, bem como todos o companheiros de pesca, 3 norte americanos, de Bozeman - Montana e Clearwater - Florida e 1 Portenho, foram excepcionais parceiros de viagem, conversas e lodge.  Espero que tenhamos sido também...

Dr. Nielsen, Mister Jeff, Dr. Ralph, Dr.Mauricio, Eu, Mister Mauro
ONLY NICE PEOPLE ...

Um brinde à eles !!!

Amizades


Nosso guia argentino de Mendonza, Exequiel Bustus, ponta firme e mateiro.



Demecio, nosso Indian Guide, de uma simplicidade bonita de ver e ao mesmo tempo transbosdando conhecimento local! Bom de papo, de pesca, de ver os peixes sem óculos polarizado ... de arco e flecha, de "Salón" e qualquer outra coisa que se fizesse necessária!

Foto: Exequiel Bustos