Dentre outras, as moscas abaixo foram usadas ultimamente nas pescarias noturnas de robalo com eficiência. Vale a pena ter algumas na caixa. Funcionam muito bem com outros peixes predadores durante o dia também, sem dúvida, incluindo o próprio robalo e tucunarés menores, como os do estado de São Paulo, numa montagem #5 ou #6. Fica a dica para quem queira se aventurar na noite.
03 novembro 2014
20 outubro 2014
Euthynnus alletteratus
Eis que navegando em direção da linda ilha das couves em Ubatuba, avistamos pássaros em sua faina diária em busca de alimento. Voando em círculos e mergulhando de grandes alturas em busca das pequenas manjubas que saltavam fora da água indicaram pontualmente onde deveríamos realizar alguns arremessos. Atada ao tippet uma pequena surf candy armada num anzol TMC800S #4 imitava com perfeição em tamanho e cor as fugidias manjubinhas. Logo nos primeiros arremessos e recolhimento extra rápido uma batida que não se confirma. Adrenalina total. Mais um arremesso e peixe na linha que sai muito rápido da carretilha e gera preocupação (estava com um equipamento montado para pescar robalos noturnos, com pouco backing, que não é necessário nas marinas). Com algumas instruções ao marinheiro e manobras do barco, tomadas de linha daqui e dali entre pesadas no fundo sem se mostrar entregue consigo obter alguma vantagem e embarcar uma bonita falsa albacora ( Euthynnus alletteratus). Após algumas fotos o belo espécime é liberado novamente para que possa reproduzir outras vezes, perpetuar a sua espécie e quem sabe dar alegrias a outro pescador.
15 outubro 2014
07 outubro 2014
24 setembro 2014
11 setembro 2014
Santo Robalo
Ausente por motivos acadêmicos e profissionais, no primeiro semestre a pescaria ficou em segundo plano. Mas, nos últimos meses, pude realizar algumas pescarias em busca dos queridos robalos.
De dia no mangue
Pela noite no marina
Protótipos Weedless
Não estão bonitas. É uma tentativa inicial de moscas de superfície com anzol invertido, em tese, weedless, para testar com as traíras, basses e outros residentes abaixo de estruturas pesadas. Se não enroscar o segundo passo é melhorar a aparência.
16 janeiro 2014
06 janeiro 2014
Tucunarés
2013 Finals. Rio Paraná - Mato Grosso do Sul. O Azulão desta vez rebojou na bubble diver, sem, todavia, engatar. Termômetro mostrando 34 graus. Sensação térmica de 42. A artilharia dos amarelinhos, azulzinhos e apaiaris fez a cabeça.
Assinar:
Postagens (Atom)