24 maio 2016

Urban Flyfishing

Numa passada rápida por Miami para resolver alguns assuntos de clientes tive a oportunidade de aventurar-me nos canais e lagos da região. Uma série de canais são interligados entre si por tubulações subterrâneas, tubulações estas que também distribuem água para muitos dos inúmeros lagos existentes nos campos de golf da região.
 
Isso significa que muitos dos peixes encontrados nos canais também podem ser pescados nos lagos. O tucunaré borboleta foi introduzido nestes canais e se adaptou muito bem à partir da década de 80. Somada a esta introdução proposital, muitos aquaristas que deixam este hobby de lado, findam por lançar seus peixes nestes canais. Isto resultou numa população extremamente variada dos mais hostis predadores aquáticos: Apaiaris, diversos Ciclídeos, Tilápias, Black Basses, Robalo, Gar, Redfish, Baby Tarpon, entre outros podem ser encontrados nestes lugares, dependendo da sua proximidade com a água salobra.
 
Especificamente onde pesquei a água era predominantemente doce. Lá os Basses são bastante agressivos, e os tucunarés mais manhosos. Enquanto um bass atacava uma isca com trabalho bem rápido, como fazemos na maioria das vezes com os tucunaré aqui no Brasil, lá o tucunaré muitas vezes colocava sua mosca na boca e em frações de segundos a cuspia fora. Como a pescaria era realizada basicamente no visual, não bastava localizar o peixe para castear "na sua cara". Era preciso ver e tomada da mosca e fisgar na hora exata. O peixe não se fisgava sozinho, como ocorre na grande maioria das vezes por aqui. Só isso já tornou a pescaria muito interessante. Ou seja, pescar um peixe tipicamente "brasileiro" nos EUA é divertido sim!
 
Além de ser uma pescaria fácil de ser realizada e à mão de muitos turistas que estão de passagem por Miami. Licença de pesca é fundamental obter-se, há fiscalização e imposição de multas e apreensão de equipamentos. Pode ser obtida em qualquer loja de pesca ou lojas de conveniência e também pela internet. São de dois tipos, para água doce e para água salgada, com dias variados de validade.
 
Como equipamento usei uma vara #6 com linha WWF e as moscas fatais para os tucunarés foram os clouser minnows atados em anzol 800S TMC #4, com halteres pequenos e médios. Basses e outros peixes pegam em imitações de forrageiros (baitfish) em diversos padrões, desde EP até somente moscas com penas, pernas de borracha, etc.


MAYAN CICHLID (CICLÍDEO MAYA)






 EXPLORANDO OS CANAIS COM O AMIGO JORGE ALFONSO



JAGUAR GUAPOTE


 


 
MESMO TUCUNARÉ FÊMEA EM DIAS DIFERENTES


 
ALLIGATOR GAR



 
MESMO TUCUNARÉ MACHO EM DIAS DIFERENTES


  

ALLIGATOR GAR (GAR)






BREAM / PANFISH







4 comentários:

  1. Show Caio, um dia quem sabe possa dar uns pinchos por lá também...
    que peixe é aquele comprido no chão?

    Abração cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALA AULO! É O TAL DO ALLIGATOR GAR OU APENAS GAR. VAI SIM! GRANDE ABRAÇO.

      Excluir
  2. Muito bom Caio, estive em Miami no final do ano passado, não sabia onde pescar por lá e também não tive tempo. Estou programando outra ida para Miami e Caribe para tenar uns bonefish. Se o amigo puder me dar umas dicas de pesca rápida e fácil em Miami como esses canais e a localização deles eu agradeço. Parabéns pela pescaria. Grande abraço. Edu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na verdade, o que tem que fazer, se não tiver para te levar uma primeira vez para entender o esquema é: 1 - Adquirir o "fishing license". Vá numa loja de pesca tipo basspro ou pergunte num Wallgreens. 2 - Encontre no google maps, os canais que passam na cidade. Eu não sei te dizer exatamente onde ir entende. Não lembro nome de ruas. Mas tem peixe em todos eles. Procure "Doral - Miami" no google earth veja nas ruas ali que tem uns canais. Abraços. Caio

      Excluir